COMISERAÇÃO NOTURNA - RADYR GONÇALVES

Desinteressante lirismo


-



Eu...
Eu não tenho uma história
Uma poesia
Uma canção
Uma verdade

Eu não tenho importância
Batalha
Fantasmas
Ou macaquinhos em baús de cedro

Eu tenho descrenças encaixotadas
Deslizes empanados
Erros em conserva

Eu...
Eu não tenho um conto
Uma novela
Uma fivela de cinto descente

Eu não tenho uma rotina produtiva
Canhões
Bombardeiros
Cão de guarda
Poesias inspiradas

Eu tenho o dom de ficar parado
De carpir o nada enquanto o capim floresce
De não dormir enquanto o mundo descansa
De dormir enquanto o mundo gira

Eu não tenho uma pira
Um palito de fósforo
A receita de uma bomba – (de coquetel molotov?)...

Para assim tentar explodir algo, alguma coisa

E assistir, enfim, o mundo indo pelos ares

E por fim, ter algo para contar
Sobre mim...

Eu...
Eu não tenho uma história...

-

Radyr Gonçalves
In A Poesia Radyrniana
Natal, 30 de setembro de 2015